Como o colaborador entende a cultura da empresa? 
Diagnósticos

Como o colaborador entende a cultura da empresa? 

Como ocorrem as práticas comunicacionais dentro dessa cultura? As respostas a essas perguntas formam as percepções que cada empregado, levando em conta os seus julgamentos e valores próprios, tem da companhia. Para identificar esses pontos, a Supera desenvolve o Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional.

Elaboramos soluções e metodologias personalizadas, desenvolvendo ações e planejamentos de comunicação consistentes para o manejo da cultura desejada.

 

Entenda as etapas desse trabalho:

1) Imersão

O primeiro passo do processo é fazer a análise geral do cenário organizacional, conversando com empregados-chave e entendendo como se dá a rotina da empresa, expectativas com a comunicação interna, além de metas e alinhamentos ao negócio.

2) Entrevistas

O processo envolve pesquisas quantitativas e qualitativas, como o Focus Group, dinâmicas e análises semióticas. Tudo isso para se aprofundar em questões importantes para os diferentes públicos de empregados, processos internos, Cultura Comunicacional e Cultura Organizacional da empresa.

3) Diagnósticos

As informações coletadas são tabuladas e analisadas a fundo. Começa a ganhar forma o Diagnóstico de Comunicação Interna, que tem como principal objetivo o mapeamento da comunicação em todas as suas frentes: comunicação entre as áreas, comunicação da liderança, comunicação administrativa e do RH, comunicação presente em canais e campanhas, além dos ruídos na comunicação.

4) Planejamento

Dentro do pleno conhecimento das Culturas de Comunicação e Organizacional, nessa etapa o Planejamento Estratégico de CI é traçado, usando os resultados obtidos como principal base de informação, comprovada em campo. Para o direcionamento da área de Comunicação Interna, são entregues soluções para canais e veículos internos, campanhas institucionais, adequação de conteúdo e postura que devem ser adotados, além de iniciativas de médio e longo prazos para tornar a Comunicação da organização cada vez mais eficaz.