Cases

Itaú promove Semana da Diversidade

Itaú promove Semana da Diversidade

Vivemos num país de diferenças, em que a diversidade de culturas, crenças, raças e ideias estão presentes no nosso dia a dia. O Itaú se preocupa em manter uma série de programas que incentivam a diversidade, aumentam as oportunidades e contribuem para o processo de participação da sociedade.

A Semana da Diversidade foi criada para mostrar que diferenças não são obstáculos, e sim características que diferenciam as pessoas e que, juntas, são responsáveis por promover uma melhor performance no Itaú e mais respeito em sociedade, iniciando um processo de transformação.

Uma campanha foi desenvolvida para conceituar a diversidade e iniciar um processo de mudança de percepção. A Semana da Diversidade era a principal ação dessa campanha, realizada nos centros administrativos do Itaú, em São Paulo (SP):
•    Centro de Tatuapé, com 5.000 colaboradores.
•    Centro da Conceição, 10.000 colaboradores.
•    Centro da Mooca, 8.000 colaboradores.

Qual foi o conceito utilizado para divulgar a Semana da Diversidade e incentivar a participação de todos?
Ser diferente é simplesmente não ser igual.

Ser diferente não é colocar empecilhos nem criar obstáculos. Não é impor pontos de vista nem destacar personalidades. Não é gerar complexidades nem ser do contra. O conceito ajuda a reforçar que diferenças nada mais são que dessemelhanças, são características distintas presentes em todos nós, sejam física, psicológica, racial, religiosa ou social. E, por isso, não devemos atribuir a elas nenhum tipo de julgamento de valor.

As atrações do evento foram estrategicamente pensadas para abordar diferentes situações em que a diversidade existe, por meio de música, das características físicas individuais, da cultura e de costumes de diversos países.

Estandes interativos:
•    Experimente a mistura – mostrou a diversidade através da mistura de sons e estilos musicais.
•    Encontre-se na Diversidade do Itaú – um jogo da memória com fotos dos colaboradores para divulgar as diferenças das características físicas de cada pessoa.
•    Espaço Itaú Mundi – um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades culturais dos países em que o Itaú atua.
•    Reflexos da diversidade – diferentes tipos de espelhos geravam imagens desproporcionais das pessoas, que se viam de forma diferente, no lugar do outro, provocando a reflexão sobre o preconceito de cada um.

Além da apresentação do Coral Zumbi dos Palmares, a palestra com Miriam Leitão foi outro ponto alto da semana.

Resultados
O evento recebeu uma excelente avaliação por mais de 500 colaboradores (amostra) que participaram de uma pesquisa quantitativa e consideraram positiva toda a abordagem do assunto. 

 

 


Esse foi o caminho encontrado para divulgar a Semana da Diversidade, enfatizar o conceito e contribuir para a participação de todos.