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Confira alguns diagnósticos que executamos

Confira alguns diagnósticos que executamos

Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura - Andritz Separation

Durante a realização de um Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional, muita informação não é passada por meio de palavras. Além disso, o que é falado pode ter inúmeros significados, com diferentes contextos. Por isso, a Supera também aplica metodologias de semiótica, a fim de que todos os aspectos sejam observados.

Um exemplo dessa aplicação aconteceu na Andritz Separation. Após passar por mudanças culturais, a organização, em parceria com a Supera, realizou o Diagnóstico de Comunicação e Cultura. A empresa está localizada em Pomerode (SC), cidade conhecida como a mais alemã do Brasil e que mistura traços das duas culturas.

Esses aspectos estão diretamente ligados à cultura organizacional, influenciando internamente a companhia. Durante a realização da atividade, a agência observou os fenômenos tendo como ponto de partida o contexto comunicativo, além de levar em conta as ligações entre o discurso verbal, as imagens e os comportamentos.

Todos esses dados foram usados como fundamento para um planejamento de comunicação e uma nova arquitetura de canais.

 

Diagnóstico de Comunicação – Aon

Em muitos casos, as pessoas questionam a efetividade da comunicação interna dentro do universo corporativo. Ela realmente traz resultados? A resposta vem diretamente de um cliente que está na Supera há muitos anos: a Aon. Em 2015, a área de comunicação interna da empresa teve uma mudança importante. Ela começou a se reportar para o Marketing, passando a ter uma orientação ao negócio.

A nova estrutura deu origem a uma necessidade de conhecer ainda mais os empregados e de que forma eles se comunicavam com a empresa em diferentes níveis. Outros aspectos que precisavam ser observados eram as comunicações formal, informal, de liderança e a que ocorre entre as áreas. Além desses pontos, as percepções sobre a cultura organizacional necessitavam ser mapeadas.

Por isso, a Supera realizou um Diagnóstico de Comunicação para a Aon. A aplicação das pesquisas aconteceu em São Paulo, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Rio de Janeiro, entre outras cidades onde a Aon mantém seus escritórios. Para chegar ao resultado final, foram realizadas entrevistas individuais e focus groups com colaboradores, além de uma pesquisa quantitativa, feita por meio de um questionário online. O trabalho ajudou a empresa a entender quais deveriam ser os seus próximos passos para atingir os objetivos.

 

Definição de Indicadores – Tigre

A Supera construiu, em parceria com a Capellano Marcas, o Índice de Efetividade da Comunicação Interna na Tigre, que abrangeu suas 23 unidades, sendo 10 no Brasil e 13 no exterior.

Inicialmente, foi feita uma imersão profunda para compreender o planejamento de negócio, os resultados estratégicos esperados, os dados de gestão e os objetivos de Comunicação Interna. Em sequência realizamos a Análise Técnica dos Canais de Comunicação Interna, para compreender sua efetividade e adequação quanto a conteúdo, formato periodicidade e distribuição.

O passo seguinte foi a qualificação das mensagens-chaves a serem usadas pela Comunicação Interna a partir do discurso organizacional. Por fim, a Supera desenvolveu o Índice de Efetividade da Comunicação, que criou parâmetros de mensuração em 3 níveis: básico, intermediário e avançado.

Como resultado, a Comunicação Interna da Tigre conseguiu estabelecer objetivos mais significativos para a área, entender quais mensagens precisam ser fortalecidas e qual os melhores meios para tal, demonstrar como a comunicação apoia o negócio e defender investimento em Comunicação Interna.

 

Diagnóstico de Comunicação e Cultura Oganizacional – Grupo Pirelli

Uma imersão que envolveu três grandes partes de uma grande empresa. Esse resumo sintetiza o que fizemos para o Grupo Pirelli: um Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional, seguido de um Planejamento de Comunicação Interna. Para executar o trabalho, fomos às unidades de Camaçari (BA), Campinas (SP), Feira de Santana (BA), Gravataí (RS) e Santo André (SP), além do centro administrativo da Pirelli, localizado na capital paulista, para presenciar a realidade dos empregados, fazer entrevistas e grupos focais.

As abordagens envolveram as três frentes do Grupo Pirelli: a indústria, as redes de varejo e a empresa que cuida da logística da companhia. O principal foco do Diagnóstico foi entender qual a percepção que os empregados tinham das estratégias da companhia, dos canais e das campanhas de comunicação interna. Os resultados obtidos serviram de base para priorizar as ações e temas que a comunicação pode se aprofundar, todos norteados pelo planejamento.

 

Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura – Biosev

Melhor do que aplicar um Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional é ver os resultados que vêm depois dele. E é exatamente o que acontece na parceria entre a Supera e a Biosev – uma das principais empresas do mercado sucroenergético! De início, executamos o diagnóstico, conhecendo a realidade dos empregados de todos os níveis, desde a área administrativa até a de produção. Assim, conseguimos obter a percepção dos colaboradores sobre comunicação, melhorias e boas práticas.

Com esses dados em mãos, partimos para a elaboração do Planejamento de Comunicação. A nossa área de Cultura e Estratégia definiu os direcionadores e as ações prioritárias. Ao mesmo tempo, a equipe de Conteúdo reformulou os canais da empresa, com a criação de novos projetos gráficos e editoriais, todos alinhados aos dados do diagnóstico. Desse modo, começamos a desenhar um novo cenário para a companhia.

Desde então, já iniciamos um processo de internalização de missão, visão e valores, cujo objetivo é reforçar esses aspectos em cada empregado. Além disso, apoiamos a empresa na realização do Encontro de Líderes, um importante evento para alinhar toda a liderança da Biosev.

 

Diagnóstico de Comunicação – Solar Coca-Cola

A fusão de três empresas deu origem à Solar Coca-Cola, a segunda maior fabricante da bebida no Brasil, com aproximadamente 12 mil colaboradores. A expansão dos negócios gerou novas necessidades de comunicação com os diferentes públicos da companhia.

Para identificar esses pontos, a Supera aplicou um diagnóstico de comunicação em toda a empresa. Então, a equipe da agência fez uma imersão nas unidades da Solar Coca-Cola, para compreensão da realidade da companhia e formulação do diagnóstico.

A segunda etapa do processo foi a implantação do “Solar Comunica”, sistema que reúne e alinha os diversos canais de comunicação interna.

Para que a informação passasse a alcançar toda a população da empresa, diversos canais foram desenhados pela agência, em projetos gráficos e editoriais, como Notícias, Líderes, Intranet, Liderando, No Papel, Agora e a revista + Solar pra Você, publicação trimestral que traz conteúdo corporativo e as principais ações realizadas pela companhia, bem como campanhas de marketing dos produtos.