Cases

Plano de mensuração para Tigre

Plano de mensuração para Tigre

A mensuração é uma forma de acompanhar e comprovar os resultados dos esforços de comunicação interna. Afinal, do que adianta ter várias ações, mas sem saber a real eficácia delas? Era esse ponto que a Tigre – uma multinacional brasileira que atua nos ramos predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial –– queria solucionar.

Para isso, iniciamos um profundo processo de imersão, conhecendo a estratégia da empresa. O próximo passo foi uma Análise Técnica dos Canais de Comunicação Interna, que nos permitiu ver como a empresa falava com os empregados e quais assuntos eram priorizados. O trabalho abrangeu 23 unidades, sendo 10 no Brasil e 13 no exterior.

Após essa etapa, definimos as mensagens-chave que deveriam ser fortalecidas e quais ações precisariam ser feitas para atingir esse objetivo. Com toda essa visão, criamos o Índice de Efetividade de Comunicação, uma metodologia que permite mensurar e acompanhar os resultados em três níveis: básico (o operacional de comunicação), intermediário (a retenção e compreensão das mensagens) e avançado (as mudanças de comportamento e culturais).