Desenvolvimento, engajamento e propósito contribuem para uma empresa feliz

Nas últimas duas décadas, a São Martinho passou por grandes transformações em seus processos, estrutura, gestão e no uso de novas tecnologias. Mas uma característica permanece em seu DNA, aquilo que é a marca do Jeito de Ser São Martinho, representado nas crenças da Companhia, “Cuidar das Pessoas, Cuidar das Atitudes e Cuidar do Negócio”, destaca Luciana Carvas, diretora de Recursos Humanos.

“Este sempre foi um diferencial muito forte da São Martinho. Trabalhamos, há muitos anos, ações de desenvolvimento comportamental pautadas em competências que contribuem e estimulam o nosso time de 12 mil colaboradores a se engajar nesse propósito”, explica Luciana Carvas.

São ações e programas que fazem parte de uma política de gestão de pessoas voltada para a evolução do colaborador em todas as etapas de sua carreira na empresa, sempre buscando o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um.

Desde a entrada na empresa, com programas como Primeiro Emprego e Trainee, até a preparação de sua aposentadoria, como o Programa Segundo Tempo, passando por diversas práticas de formação de liderança, capacitação técnica, recrutamento interno, avaliação de competências, desenvolvimento de valores internos, políticas de remuneração e benefícios, segurança, saúde e qualidade de vida.

Para Luciana Carvas, a constante presença da Companhia entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar do Guia Você S/A e a conquista da posição de melhor empresa em 2018 são frutos desse trabalho promovido pela empresa e que tem como crença o cuidar e o desenvolver pessoas.

“Acreditamos que um de nossos desafios é contribuir para o desenvolvimento do ser humano em sua essência e, consequentemente, transformá-lo em um melhor profissional, melhor pai, melhor mãe, uma pessoa melhor em cada papel que representa na sociedade. Participar da pesquisa e conseguir os resultados que temos obtido ao longo dos sete anos é fruto de todo esse trabalho, alinhado à competência de toda a equipe de gestão. A pesquisa tem nos ajudado a destacar as nossas fortalezas e entender quais são as oportunidades e desafios que podem alavancar este nosso propósito”, conclui Luciana Carvas.

Para destacar e homenagear todos os colaboradores da São Martinho pela conquista, a diretora de Recursos Humanos lembra uma conversa que teve com um colaborador com muito tempo de casa. “Perguntei a ele qual sua motivação de estar há décadas na empresa. Ele respondeu: ué, eu gostei de estar aqui e fui ficando, simples assim”, conta Luciana.

Sentimento que é refletido no resultado da pesquisa, que mede a felicidade das pessoas no trabalho, fazendo da São Martinho a Melhor Empresa do Setor Agronegócio, com o maior Índice de Felicidade no Trabalho (IFT) entre as companhias que compõem o setor, e a Melhor Grande Empresa entre as 150, também com o maior IFT entre as empresas com mais de 1500 funcionários, sendo assim a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil.

Deixe o seu comentário

*